A certificação do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação é um marco histórico para a pecuária gaúcha, e a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Sant’Ana do Livramento emerge como um pilar fundamental nessa conquista. Atuando em uma das mais estratégicas fronteiras secas do país, a equipe local do Serviço Veterinário Oficial (SVO) tem desempenhado um papel crucial na vigilância e na prevenção de doenças, garantindo a sanidade dos rebanhos e abrindo portas para novos mercados.
A importância do SVO gaúcho, representado pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), é enfatizada pela coordenadora do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA-RS) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), médica veterinária Grazziane Rigon. Ela explica que, desde a retirada da vacinação em 2020, as ações preventivas foram intensificadas, com foco em áreas de maior risco sanitário. “Unidades veterinárias em locais de maior atenção recebem mais metas para visita a propriedades e barreiras de trânsito. Essas metas são definidas semestralmente, por meio de ordem de serviço”, esclarece Grazziane.
A atuação da IDA de Sant’Ana do Livramento, em especial, ganha destaque por sua localização estratégica na fronteira seca com Uruguai e Argentina, uma extensão de cerca de 240 quilômetros. O fiscal estadual agropecuário lotado na IDA Sant’Ana do Livramento e membro do grupo técnico do PNEFA-RS, Aurélio Maia Vieira, ressalta a intensificação das atividades de vigilância ativa na região nos últimos cinco anos.
Sant’Ana do Livramento em Números e Ações:

Desde 2020, a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Sant’Ana do Livramento tem apresentado números expressivos na fiscalização e monitoramento:
- Rebanhos Fiscalizados: 555.912 bovídeos, 288.556 ovinos e 739 suínos.
- Propriedades Fiscalizadas: Aproximadamente 2.914 propriedades ativas.
- Fiscalizações Pós-Vacinação: 567 propriedades fiscalizadas, totalizando 49 mil bovinos, 104 mil ovinos e 562 suínos.
- Barreiras de Trânsito: Realizadas 62 barreiras, fixas e volantes, inspecionando 290 veículos.
Um dos pilares dessa vigilância é o Programa Sentinela, instituído em julho de 2020 para intensificar as ações de saúde animal nas zonas de fronteira. De 2020 a 2024, o programa realizou 152 operações, 1.173 barreiras, vistoriou 6.143 veículos e fiscalizou 958 propriedades, resultando na inspeção de mais de 104 mil bovinos e diversas outras espécies.
Além das fiscalizações, o trabalho da IDA Sant’Ana do Livramento e do SVO abrange a inspeção em abatedouros – uma vigilância, embora mais tardia, crucial para a detecção de possíveis sinais da doença – e a educação sanitária rotineira junto a produtores e demais elos da cadeia produtiva. O objetivo é manter a população sensibilizada quanto à sintomatologia da febre aftosa e à importância da rápida notificação de qualquer suspeita.
Aurélio Maia Vieira expressa seu orgulho em fazer parte dessa equipe, ressaltando o “trabalho de alto nível” realizado pelo corpo técnico da Seapi (fiscais agropecuários, técnicos agrícolas, administrativos e auxiliares rurais). “Todas essas conquistas foram realizadas com um trabalho de alto nível feito pelo nosso Serviço Veterinário Oficial do Estado, através de seu corpo técnico, que incansavelmente se dedicam à Defesa Sanitária Animal, como forma de garantir a certificação dos nossos produtos e manter a saúde dos nossos rebanhos, juntamente com os produtores e as cadeias produtivas”, afirma.
Para Rosane Collares, diretora do DDA da Seapi, o reconhecimento internacional da área livre de febre aftosa sem vacinação reflete a qualidade e o comprometimento do sistema de defesa sanitária animal do Rio Grande do Sul. A atuação incansável da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Sant’Ana do Livramento é um exemplo claro de como a dedicação local contribui significativamente para o sucesso de uma política sanitária de alcance global, beneficiando toda a cadeia produtiva e a economia do estado.